O QUE RESTOU DE ONTEM
Ivair Reinaldim
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Unhas e dentes de Suely Farhi, ocorre em ambiente
específico no palácio: o Salão de Banquetes. Na sua rica decoração, seja nos estuques ou nas pinturas murais, há representações de natureza-morta, indicando fartura, acompanhadas pela pintura no teto que representa Diana, a deusa mitológica da caça. Sobre a imponente mesa de jantar localizada no centro da sala, sobre uma toalha negra, estão dispostos talheres de prata, que se organizam como em uma batalha, na qual dois diferentes grupos se direcionam um contra o outro, se engalfinhando no centro da mesa. Assumimos, desse modo, o papel de espectadores e de espectadoras de um acontecimento.
Se o alimento, que visualmente é abundante na decoração, encontra-se
ausente sobre a mesa, por sua vez, garfos e facas, ao refletirem a luz,
em contraste com a base escura do tecido, como que emoldurados em
uma representação cênica, reforçam o simbolismo em torno do material:
o uso de talheres de prata está associado à riqueza e à perenidade, sua
presença atestando o estatuto social de quem os possui e aquilo que se
transforma em herança, passando de geração a geração. Esses locais
onde aconteciam os banquetes eram também espaços de representação
política e social, com elementos perenes – utensílios – e provisórios – o
alimento sobre a mesa – que em conjunto denotavam as posições e os
papeis de quem deles participava.
Quando dois grupos de talheres se alinham um contra o outro, a partir
dos extremos da mesa, e se direcionam como exércitos que marcham
em batalha, o centro da mesa se torna o imperativo do confronto. Aqui,
talheres tornam-se armas – não à toa, fazem parte das chamadas
“armas brancas”. Mas a quem cabe lutar com “unhas e dentes” por
suas posições? Enquanto isso, a ausência do alimento reforça que, no
campo ideológico das disputas, os interesses são aqueles de uma
minoria. Assim, ressoam nesses espaços, aparentemente corteses, a
sina de uma elite agarrada a suas visões de poder, nas quais a fome
passa longe de suas preocupações.
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